COMO FAZER UM BOM CHURRASCO?

O Churrasco é tipicamente brasileiro, celebrando grandes momentos e reunindo amigos e família. Sempre muito saboroso e prazeroso, preparar um bom churrasco requer habilidades e uma boa preparação para bem receber seus convidados e gerar momentos agradáveis a todos. Para que esta refeição seja bem sucedida, é sempre bom se atentar aos detalhes para que não hajam desconfortos e que o resultado seja saboroso e alegre. Podemos te ajudara preparar um Churrasco da melhor maneira, desde o início até o momento tão esperado de saborear. Confira!

1 – OS CONVIDADOS E O AMBIENTE

Inicialmente, é necessário calcular a quantidade de pessoas que fará parte de seu Churrasco. O número de convidados influencia na compra e preparo de toda a refeição, para que os pratos servidos sejam suficientes para todos. Desta maneira, a compra e montagem do cardápio se torna mais simples e prática. Uma dica com relação aos convidados é verificar se algum deles possui alguma restrição alimentar, para que o cardápio possa ser adequado à estas finalidades e possa agradar a todos. Utilize uma contagem de, em média, 400g de carne por cada convidado adulto, para te auxiliar na compra da carne.

A escolha do local do churrasco também tem grande importância. É necessário que todos os convidados possam se sentar em frente a uma mesa ou local plano, para que possa realizar a sua refeição adequadamente e confortavelmente. Se for o caso de um churrasco mais simples, com espetinhos ou linguiças apenas, os convidados podem ficar em pé ou sentados em cadeiras ou sofás. Você também pode deixar uma playlist com músicas variadas para a animação dos convidados.

2 – A ESCOLHA DA CARNE

Para que o churrasco seja realmente saboroso, escolha carnes de qualidade e de ótimos sabores. Por serem de fácil preparo e terem sabores agradáveis, as melhores escolhas para um bom churrasco são a picanha, maminha, fraldinha, costela, alcatra, contra filé, filé mignon, dentre outros. Você também pode optar por cortes suínos ou ovinos para esta ocasião, diferenciando seu cardápio. A sugestão é que possam ser inclusas em seu cardápio a linguiça e a tulipa de frango como entradas da refeição.

O Açougue Boutique da Carne oferece os melhores cortes de carnes 100% Angus, que garantem mais sabor, maciez e suculência em cada peça. Seu churrasco ficará muito mais saboroso com nossa gama de carnes nobres e selecionadas! Também oferecemos carnes exóticas e preparados exclusivos de nossa cozinha.

3 – A ESCOLHA E PREPARO DO CARDÁPIO

Os acompanhamentos em um churrasco são essenciais. Incluir pratos como o arroz, saladas variadas, maionese e farofa são clássicos acompanhamentos que sempre dão bons resultados. Você também pode incorporar o cardápio com massas variadas,  molhos e pratos frios (como tortas). A escolha das bebidas também é fundamental e pode ser dividida em sucos, refrigerantes, chás gelados, cervejas, vinhos e água. Inclua, também, sobremesas leves após o churrasco, como gelatinas, cremes, sorvetes, frutas, sagu, etc.

Para temperar a carne, utilize somente sal grosso horas antes de ser assada. Para algumas receitas mais diversificadas, como o molho mostarda ou o barbecue, devem ser preparadas no tempo correto de cada carne. Você também pode incrementar o sabor com gotas de limão e pimenta-do-reino.

4 – ASSANDO A CARNE

Antes de assar a carne, prepare todos os utensílios necessários para isto: separe os garfos e facas específicos, grelhas, espetos e talheres. Tenha sempre uma tábua de carne por perto, para poder realizar os cortes das carnes e um pegador, para depositar a fatia de carne no prato de seu convidado. Selecione um carvão de boa procedência para melhor assar a sua carne e faça pouca fumaça, acendendo o fogo um tempo antes do preparo.

O ponto da carne é a pedidos do convidado ou conforme a procedência de cada peça. Porém, cuidado para que a carne não fique mal assada por dentro ou então muito queimada, para não interferir no sabor da peça. O corte de carne não pode ser contra as fibras, para que o corte fique mais fácil.

Recent Posts

Leave a Comment